Policia nacional detém fabricante de pistolas artesanais usadas pelos meliantes em Cabinda
Segundo as informações divulgadas pelo Ministério do Interior, a detenção resulta no âmbito da operação 45 Graus levada a cabo pelo referido ministério naquela província, que em cumprimento de mandados de revistas, buscas e apreensões, realizaram micro-operações consubstanciadas em 2 buscas dirigidas, nas aldeias de Ndungo Buba e Chiobo, comuna do Tando-Zinze, município de Cabinda, que resultaram no desmantelamento de 2 focos de produção e venda de armas caçadeiras e pistolas artesanais.
Na ocasião foi detido 1 suspeito e apreendidas 10 armas do tipo caçadeira, bem como vários instrumentos de produção de armas, designadamente 58 cartuchos de diversos calibres, sendo 6 cheios e 52 vazios, 16 tubos, 40 canos, 4 mecanismos, 3 tornos, 4 berbequins manuais, 1 alicate, 5 discos de serra, 1 compressor de ar manual, 1 máscara de soldar, 3 caixas com ferramentas diversas, 2 cabos de soldar, 2 rebarbadoras, 4 martelos, 1 pé-de- cabra, 1 alicate de corte e 1 nível de construção.
O detido, um cidadão de 56 anos, natural de Cabinda, residente na aldeia de Cácata, localidade de Ndungo Buba. Foi encontrado em posse de 37 cartuchos de diversos calibres, 16 tubos, 12 canos, 4 mecanismos, 4 armas do tipo caçadeira, 2 torno e 1 berbequim, porquanto os demais meios foram apreendidos noutra residência, cujo proprietário se colocou em fuga, ao perceber a presença policial no local.
O suspeito detido, auto-confesso disse exercer a arte, fabrico e venda de armas artesanais, há mais de três anos, fornecendo armas a pessoas que o solicitem, no valor de 35 mil a 40 mil kwanzas dependendo do seu calibre.
Após a formalização da detenção, o acusado foi apresentado ao Ministério público para que este tome as devidas providências.