Notícias

Policia nacional detém fabricante de pistolas artesanais usadas pelos meliantes em Cabinda

Policia nacional detém fabricante de pistolas artesanais usadas pelos meliantes em Cabinda

Segundo as informações divulgadas pelo Ministério do Interior, a detenção resulta no âmbito da operação 45 Graus levada a cabo pelo referido ministério naquela província, que em cumprimento de mandados de revistas, buscas e apreensões, realizaram micro-operações consubstanciadas em 2 buscas dirigidas, nas aldeias de Ndungo Buba e Chiobo, comuna do Tando-Zinze, município de Cabinda, que resultaram no desmantelamento de 2 focos de produção e venda de armas caçadeiras e pistolas artesanais.

Na ocasião foi detido 1 suspeito e apreendidas 10 armas do tipo caçadeira, bem como vários instrumentos de produção de armas, designadamente 58 cartuchos de diversos calibres, sendo 6 cheios e 52 vazios, 16 tubos, 40 canos, 4 mecanismos, 3 tornos, 4 berbequins manuais, 1 alicate, 5 discos de serra, 1 compressor de ar manual, 1 máscara de soldar, 3 caixas com ferramentas diversas, 2 cabos de soldar, 2 rebarbadoras, 4 martelos, 1 pé-de- cabra, 1 alicate de corte e 1 nível de construção.

O detido, um cidadão de 56 anos, natural de Cabinda, residente na aldeia de Cácata, localidade de Ndungo Buba. Foi encontrado em posse de 37 cartuchos de diversos calibres, 16 tubos, 12 canos, 4 mecanismos, 4 armas do tipo caçadeira, 2 torno e 1 berbequim, porquanto os demais meios foram apreendidos noutra residência, cujo proprietário se colocou em fuga, ao perceber a presença policial no local.

O suspeito detido, auto-confesso disse exercer a arte, fabrico e venda de armas artesanais, há mais de três anos, fornecendo armas a pessoas que o solicitem, no valor de 35 mil a 40 mil kwanzas dependendo do seu calibre.

Após a formalização da detenção, o acusado foi apresentado ao Ministério público para que este tome as devidas providências.

Related Articles

Back to top button