Entrevistas

Moradores do bairro Malueca são obrigadas a atravessar vala para buscar água potável

Moradores do bairro Malueca são obrigadas a atravessar vala para buscar água potável

Os moradores dizem ser esta a rotina diária deles pois apenas de os residentes que moram do outro lado da ravina têm acesso à água potável, porém, nem todas com água da rede pública. A maioria sobrevive por meio de tanques de água que são regularmente cheios pelas cisternas.

“Nas torneiras não tem água, só no tanque”. Afirmou uma moradora do bairro em entrevista à Camunda News.

Os moradores dizem estar a sofrer com este problema e apelam as autoridades responsáveis para que olhe para esta situação e dê uma solução aos munícipes que há muito sofrem com o drama da falta do liquido precioso.

“É um problema muito grave, estamos a sofrer. Água faz quatro dias à uma semana sem sair, carretamos o bidon por 50 kwanzas, mas para conseguir não é fácil”. Afirmou outra moradora

“Precisamos que o nosso administrador ou governador pôr em cada casa uma torneira de água, ninguém mais vai sofrer”. Acrescentou

Para além da falta de água, os moradores reclamam das dificuldades que encontram na época chuvosa devido ao alargamento da vala que acaba por encher e desagua pelas casas, obrigando os moradores à procurarem abrigo noutros lugares.

“Quando enche nós não dormimos, temos que acordar para ver a vala como está para e depois da chuva parar só assim que dormimos, se a chuva não parar não dormimos”.

“É um grande perigo, há momentos que quando chove e enche nós deixamos as nossas casas, metemos as coisas por cima dos blocos, das mesas ou onde a água não chega e nós vamos para outro sitio”. Disse outro morador.

Outra moradora revelou aos repórteres da Camunda News que já ouve morte nessa mesma vala e que até agora a administração de Cacuaco nada faz para resolver este problema.

“É um perigo, quando chove morre muita gente aqui”.

Por outro lado, os munícipes reclamam também da falta de escola pública na região.

“Não tem escola aqui, há única que tem do estado os professores não aparecem, pusemos lá as nossas crianças mas não demoram na escola e voltam logo para casa”.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=QKuxi95rEyc

Related Articles

Back to top button