Harris visitou uma instalação de patrulha perto da fronteira do México e pediu um enfoque nas crianças e soluções práticas para a migração, bem como o desenvolvimento econômico, insegurança alimentar e questões femininas. A viagem também visa amenizar as críticas republicanas e as políticas de imigração da Casa Branca.
De referir que desde que Kamala Harris, tornou-se vice-presidente dos Estados Unidos da América, verificou-se um aumento excessivo de emigrantes apanhados a cruzarem a fronteira, o que por sua vez acabou por gerar muita indignação por parte dos republicanos que defendem a política de imigração mais rígida implementadas pelo ex-presidente Donald Trump.
O presidente americano, Joe Biden, filiado ao partido democrata, encarregou Harris de liderar todo tratamento do seu governo nomeadamente as questões mais amplas, concernente as pessoas que fogem de países da América Central para os Estados Unidos.
Importa informar que Kamala visitou a Guatemala e o México no início deste mês.
Em suas declarações logo após a sua curta viagem, a vice-presidente referiu que “Esta questão não pode ser reduzida a uma questão política. Estamos falando de crianças, estamos falando de famílias, estamos falando de sofrimento. E nossa abordagem tem que ser cuidadosa e eficaz.