Mundo

Presidente João Lourenço excluído do fórum promovido por Joe Biden

Entre os 40 líderes convidados, cinco são do continente africano, sendo que Angola foi colocada de parte, apesar de ser dona de uma significativa parcela da segunda mais extensa floresta do mundo.

Segundo fontes do Novo Jornal, as políticas ambientais tomadas pelo Executivo de João Lourenço foram determinantes na decisão da Administração Biden de afastar Angola do referido fórum.

“Angola não fez nada notável para a política que visa preservar o meio ambiente”, confidenciou uma fonte diplomática, referindo-se às razões que levaram o afastamento de Luanda dentre os convidados ao fórum que vai decorrer entre os dias 22 e 23 deste mês.

A República Democrática do Congo e o Gabão, países com os quais Angola partilha a extensa floresta do Mayombe; Quénia, Nigéria e África do Sul são os países africanos convidados por Joe Biden para estar na reunião que tem como “pano de fundo” preparar a agenda da próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, marcada para Novembro deste ano, na cidade portuária de Glasgow, na Escócia.

Xi Jinping, presidente da China, Angela Merkel, chanceler alemã, Emmanuel Macron, Presidente de França, Vladimir Putin, líder da Rússia, e Jair Bolsonaro, Presidente brasileiro, são alguns dos rostos da política mundial convidados por Biden para estar no encontro sobre o clima, com transmissão em directo garantida nos Estados Unidos.

Related Articles

Back to top button