França investe 3,8 bilhões de euros em projetos no Egipto
Entre os vários acordos destacam-se a área dos transportes públicos, assim como a reabilitação do metrô da capital egípcia, que dá sinais de estar cansado após 30 anos.
Neste quesito a empresa francesa Alstom vai fornecer 55 composições de metrô para a linha 1 do metrô do Cairo, por 800 milhões de euros financiados por um empréstimo do Tesouro.
” Também trabalhamos no financiamento da próxima linha seis do metrô do Cairo, que ainda não existe. Dois bilhões de euros em financiamento que estão previstos. E também assinamos contratos de um bilhão de euros entre a agência de desenvolvimento francesa e o Egito que dizem respeito a outros setores de transporte e que também dizem respeito à purificação de água “, disse Bruno Le Maire , Ministro das Finanças da França.
A lista também inclui energia renovável, financiamento universitário e a rede de segurança social. Parceira desta componente, a Agência Francesa de Desenvolvimento, que irá mobilizar 1 bilhão de euros entre 2021 e 2025. Além de outros 9 projetos ainda financiados pela AFD .
De referir que com esses bilhões de financiamentos, o Egito se tornou “um parceiro econômico estratégico da França. É o primeiro país em termos de empréstimos do Tesouro Público”, declarou o ministro francês.
Fonte: Camunda News
Comunicar erro