Ministra garante que 1% do PIB será destinado investigação científica
No final da 5ª reunião do Conselho de Ministros, Maria Bragança disse à impressa que o Governo respeita, assim, uma das exigência da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, UNESCO.
Para Maria do Rosário Bragança, “a investigação científica é a base do desenvolvimento”.
De acordo com a governante, o Conselho de Ministros também aprovou a criação da Fundação Nacional para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Considerando assim que, com estas medidas, Angola estará alinhada aos países que têm instituições de apoio à ciência, tal como recomenda a UNESCO.
A Fundação Nacional para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico terá como missão implementar as políticas de ciência, tecnologia e inovação, gerir os meios financeiros do Orçamento Geral do Estado (OGE) e outros provenientes de doações destinadas à investigação científica e desenvolvimento.
A fundação tem ainda a obrigação de proceder a acreditação das instituições que se dedicam a investigação e desenvolvimento no país, de forma a aumentar a eficácia no aproveitamento dos recursos financeiros disponíveis e o apoio a produção científica nacional
Fonte: Camunda News
Comunicar erro