Notícias

Colapso do Silicon Valley Bank agita o sistema bancário dos Estados Unidos, e há outro banco que encerrou a actividade

Os reguladores federais norte-americanos anunciaram, este domingo, que o Silicon Valley Bank fechou e que o governo garantiria que todos os depositantes do banco – que faliu na sexta-feira – seriam integralmente ressarcidos ao mesmo tempo que as autoridades em Washington tudo faziam para impedir que as consequências do colapso do SVB varressem o sistema financeiro.

Entretanto, sabe-se que o HSBC apresentou uma proposta de compra, pelo valor de uma libra, para o braço britânico do Silicon Valley Bank (SVB).

A Federal Reserve, o Tesouro e a Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) anunciaram, num comunicado conjunto, que “os depositantes terão acesso a todo o seu dinheiro a partir de segunda-feira, 13 de Março” e anunciaram ainda que “nenhuma perda associada à resolução do Silicon Valley Bank será suportada pelo contribuinte”.

Mas o SVB não foi o único banco a encerrar a sua actividade, juntou-se também no fecho de portas o Signature Bank, que o governo divulgou ter sido fechado no domingo pelos reguladores bancários de Nova Iorque.

O Signature Bank, que presta serviços financeiros principalmente a empresas de advocacia e ao ecossistema cripto (moedas), segundo os órgãos de informação especializados, tinha activos de 110.360 milhões de dólares e depósitos de 88.590 milhões no final de 2022.

O presidente norte-americano, Joe Biden disse na noite deste domingo que as acções do reguladores foram tomadas de acordo com a sua orientação e que ele fará esta segunda-feira uma comunicação ao país sobre o sistema bancário norte-americano.

Related Articles

Back to top button