Economia

OPEP+ reduz produção em 100 mil barris diários a partir de Outubro e regressa às quotas de Agosto

DR

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e os seus aliados (OPEP+) decidiram esta segunda-feira, 5 de Setembro, reduzir a produção em 100.000 barris diários a partir de Outubro, face a possíveis impactos gerados pela desaceleração da economia.

Os representantes da OPEP e os seus 10 aliados concordaram em “regressar às quotas de Agosto”, o que representa uma redução diária de 100 mil barris relativamente ao ano passado, anunciou, em comunicado.

A organização teme que uma desaceleração da economia, a nível mundial, possa reduzir a procura.

O grupo, que se reuniu por videoconferência, deixou em aberto a possibilidade de voltar a discutir este tema antes da próxima reunião, agendada para 5 de Outubro, mas a decisão será tomada em função da evolução do mercado.

A OPEP+ tem vindo a resistir aos apelos do Ocidente (UE/EstadosUnidos/Reino Unido) para aumentar a produção de modo a conter a subida dos preços e da inflação.

Hoje, o preço do barril de Brent do mar do Norte estava a subir mais de 3% para 96,40 dólares , enquanto o valor do WTI aumentava, na mesma ordem, para os 89,90 dólares.

Esta tomada de posição da OPEP+ releva que a viagem do Presidente dos Estados Unidos à Arábia Saudita foi razoavelmente em vão, e o sector da energia faz uma demonstração de força relativamente às posições de Washington.

Related Articles

Back to top button