Poder

Taiwan prepara-se para uma “guerra assimétrica” construindo drones

Taiwan mostrou novos modelos de drones militares produzidos localmente, esta terça-feira, acrescentando que são essenciais para capacitar o país para uma “guerra assimétrica”, isto é, se Taiwan tiver de enfrentar o poderoso exército chinês.

A China, que nunca renunciou ao uso da força para colocar Taiwan sob o seu controle, intensificou a actividade militar perto da ilha, governada autonomamente e de forma democrática, e forçá-la a aceitar a soberania chinesa, apesar das objecções de Taiwan.

A guerra na Ucrânia deu nova urgência aos esforços militares de Taiwan para reforçar a defesa, incluindo o esforço para desenvolver drones.

Numa rara exibição das suas capacidades para construir drones, o Instituto Nacional Chung-Shan de Ciência e Tecnologia (NCSIST), do Exército, exibiu os modelos mais recentes, incluindo o drone de vigilância Albatross II e drones de combate que operam com os satélites do sistema de posicionamento global.

O chefe do NCSIST, Art Chang, disse que a guerra na Ucrânia concentrou a atenção nos drones, e que a instituição se uniu a empresas de Taiwan para formar uma “equipa nacional” para desenvolver drones militares.

Os militares de Taiwan anunciaram uma parceria com empresas destinadas a produzir 3 mil drones no próximo ano.

Chi Li-Pin, director da Divisão de Pesquisa de Sistemas Aeronáuticos do NCSIST, disse que as forças armadas devem aumentar a adopção de drones em suas estratégias.

“Espero que nossas tropas nacionais possam familiarizar-se com esta arma de guerra assimétrica e usá-la com ousadia”, disse aos jornalistas mas instalação do NCSIST, na cidade central de Taichung.

A presidente Tsai Ing-wen defendeu a ideia de “guerra assimétrica” ??para tornar as forças de Taiwan mais móveis e mais difíceis de atacar.

As forças armadas de Taiwan estão bem equipadas, mas ainda são menores do que as da China.

No ano passado, Taiwan abateu um drone civil que entrou em seu espaço aéreo perto de uma ilhota na costa chinesa.

O Ministério da Defesa de Taiwan disse, num relatório apresentado no parlamento, esta semana, a que a Reuters teve acesso, que a China está a aumentar rapidamente a capacidade de combate com drones, incluindo enxames de robôs voadores.

Em resposta, Taiwan vai concentrar-se no desenvolvimento de drones de combate e vigilância, bem como sistemas anti-drone, disse o Ministério da Defesa.

Related Articles

Back to top button