DR
O presidente chinês, Xi Jinping, estará de viajada marcada para a Rússia para se encontrar com seu homólogo, Vladimir Putin, já na próxima semana, notícia a Reuters. A viagem aconteceria assim bem mais cedo do que o previsto.
Os planos para uma visita surgiram no momento em que a China se oferece para intermediar a paz na Ucrânia, um esforço que foi recebido com cepticismo no Ocidente, devido ao apoio diplomático de Pequim à Rússia.
Putin disse, no mês passado, que uma visita de Xi Jinping estava planeada, sendo que não deu uma data provável para a visita do presidente chinês.
O Wall Street Journal informou, igualmente no mês passado, que a visita de presidente chinês a Moscovo poderia ocorrer em Abril ou no início de Maio, deste ano. Ao que tudo indica vai acontecer já em Março.
O Ministério das Relações Exteriores da China não confirmou nem desmentiu a possibilidade de Xi Jinping se deslocar a Moscovo ainda este mês. E Kremlin também disse que não tinha nada a dizer sobre o assunto, quando questionado pela Reuters.
“Por regra, os anúncios de visitas estrangeiras oficiais são coordenados de forma sincronizada por acordo mútuo entre as partes”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, aos jornalistas em Moscovo.
“Quando tal acontecer, nós o informaremos”, acrescentou Peskov.