Mundo

As sirenes fizeram-se ouvir em Kyiv quando Zelensky se reunia com líderes da União Europeia

Os alertas de ataque aéreo soaram em toda a Ucrânia esta sexta-feira, numa altura em que os líderes da União Europeia estão na capital do país para discutir novas sanções à Rússia e as perspectivas da Ucrânia de ingressar no bloco europeu como tem vindo a pedir o presidente Volodymyr Zelenskiy.

“Não haverá trégua em nossa determinação. Também iremos apoiá-lo em cada passo de sua jornada na adesão à União Europeia”, escreveu o presidente da UE, Charles Michel, no Twitter, na manhã desta sexta-feira, num post em que colocou uma fotografia sua tirada numa praça central de Kyiv.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, com uma larga comitiva da União Europeia, viajou até Kyiv para demonstrar apoio à Ucrânia no primeiro aniversário da invasão do território pela Rússia, em 24 de Fevereiro de 2022.

Caia uma neve espessa em Kiev, quando a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, visitou um centro que tem o apoio da UE e que permitir aos ucranianos trocarem lâmpadas antigas por outras mais eficientes, para reduzirem a sobrecarga de uma rede eléctrica danificada pelos ataques russos. O chefe de política externa da União Europeia, Josep Borrell, visitou um local de desminagem.

No seu conjuntos, os líderes europeus discutem mais armas, dinheiro e apoio energético, melhor acesso para produtos ucranianos no mercado europeu, sanções mais duras contra Moscovo e os esforços para levar a tribunal os crimes de guerra russos.

A UE proibirá produtos petrolíferos refinados russos a partir de domingo, e Bruxelas pretendem limitar os preços globais dos combustíveis russos, numa tentativa de reduzir a capacidade de Moscovo de financiar a guerra.

O Kremlin disse que a proibição desequilibraria os mercados globais de energia, mas Moscovo está a tomar medidas para mitigar o impacto de novas sanções.

O Ministério das Finanças disse que irá triplicará as vendas diárias de moeda estrangeira, o equivalente a um valor de 8,9 bilhões de rublos (130 milhões de dólares), por dia durante o próximo mês para compensar a menor receita de petróleo e gás.

O governo alemão disse que aprovou a entrega de tanques Leopard 1 para a Ucrânia a partir do seu próprios arsenal, o que significa que os tanques podem ser entregues mais cedo.

A Rússia está a intensificar a pressão sobre as forças ucranianas no leste da Ucrânia. Kyiv diz que a Rússia está a enviar soldados e mercenários para a morte por ganhos territoriais quase irrelevantes.

“Eles (os russos) tentam sistematicamente encontrar lugares para romper nossas defesas”, disse Serhiy Cherevatiy, porta-voz da frente leste das Forças Armadas ucranianas, à rádio ucraniana NV. “O objectivo é cumprir o propósito de um controlo de toda a região de Donetsk. Mas esse plano tem vindo a ser interrompido há vários meses”, acrescentou o porta-voz militar.

As forças russas fizeram dois ataques na cidade de Kramatorsk, na região de Donetsk, danificando edifícios e causando algumas baixas civis, de acordo com fontes militares ucranianas.

Related Articles

Back to top button