Notícias

Rússia lança dezenas de mísseis contra a Ucrânia, num dos maiores ataques já verificado desde o início da invasão

DR

A Rússia disparou mais de 70 mísseis na manhã desta sexta-feira na direcção do território ucraniano, num de maiores ataques contra a Ucrânia desde o início da guerra, disseram autoridades ucranianas.

Duas pessoas morreram quando um bloco de apartamentos foi atingido no centro de Kryvyi Rih – uma cidade do oblast de Dnipropetrovsk, no sudeste da Ucrânia – e outra morreu em um bombardeio em Kherson, no sul, ainda de acordo com a autoridades da Ucrânia.

Por outro lado, as autoridades russas dos territórios ocupados no leste ucranianos anunciaram que 11 pessoas morreram em consequência dos ataques ucranianos.

Kyiv alertou na noite de quinta-feira que Moscovo planeava uma nova ofensiva total no início do próximo ano, cerca de um ano após a invasão de 24 de Fevereiro, que destruiu grandes áreas da Ucrânia, mas sem um controlo efectivo de Moscovo, ao que parece, o ataque antecipou-se ligeiramente.

A Rússia tem lançado mísseis sobre as infra-estruturas de energia ucraniana quase semanalmente desde o início de Outubro, após uma série de derrotas no campo de batalha, mas o ataque desta sexta-feira parece ter causado mais danos do que muitos outros.

As tropas russas ocupam cerca de um quinto da Ucrânia no sul e no leste e tentam estender esse domínio através de combates brutais com muitos mortos e feridos relatados em ambos os lados, embora nenhum deles emita relatórios detalhados de suas próprias baixas militares.

Related Articles

Back to top button