Notícias

Lucros da Shell mais do que duplicaram em 2022, foram de 40 mil milhões de dólares

DR

A Shell obteve um lucro recorde de 40 mil milhões de dólares em 2022, anunciou o gigante de energia, esta quinta-feira, encerrando um ano conturbado em que um aumento nos preços da energia, após a invasão russa da Ucrânia, permitiu que Shell entregasse aos accionistas um retorno sem precedentes.

Os lucros recordes da empresa britânica mais do que dobraram em relação ao ano anterior e reflectem os divulgados pelas rivais norte-americanas, no início desta semana, o que certamente intensificará a pressão sobre os governos para aumentar ainda mais os impostos sobre o sector.

“Pretendemos permanecer disciplinados enquanto entregamos um retorno atraente aos accionistas”, disse o presidente-executivo Wael Sawan, o novo CEO da companhia, através de um comunicado.

A Shell também registrou lucro recorde no quarto trimestre de 2022 de 9,8 mil milhões de dólares devido a uma forte recuperação nos ganhos com o comércio de gás natural liquefeito (GNL), superando as previsões dos analistas, que se situavam nos 8 mil milhões de dólares.

O lucro anual de 39,9 mil milhões de dólares ultrapassou em muito o recorde anterior de 31 mil milhões de dólares em 2008. E foi impulsionado pelos preços em alta do petróleo e do gás, margens de refinação robustas e uma forte procura.

Related Articles

Back to top button