DR
Diamantino Azevedo empossou José Manuel Ganga Júnior para o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Empresa de Diamantes de Angola (ENDIAMA EP) e os administradores executivos são Laureano Paulo, Ana Maria Bartolomeu, Teófilo Chifunga e Domingos Margarida.
Segundo uma nota do MIREMPET, para os cargos de administradores não executivos foram empossados: Santana André Pitra e Ngola Kabangu.
No mesmo acto, o ministro empossou Eugénio Pereira Bravo como Presidente do Conselho de Administração da SODIAM, Fernando Amaral e José das Neves Silva, como administradores executivos.
Diamantino Azevedo pediu aos empossados, foco, trabalho de equipa, qualidade e quantidade na produção e lapidação de diamantes para que as metas do Plano Nacional de Desenvolvimento 2023-2027 sejam atingidas, escreve o Jornal de Angola.
Que acrescenta que “quanto aos projectos sociais o governante desejou melhorias na qualidade e o aumento de empregos sustentáveis das comunidades”.
Destacou ainda a nomeação de Santana André Pitra e Ngola Kabango tendo solicitado que prestem todo o seu saber ajudando a ENDIAMA na sua missão para o alcance dos objectivos preconizados.
Note-se que não houve mexidas nos conselho de administração das duas mais relevantes empresas do Estado no sector diamantífero, o pouco à semelhança do que acontece em todas as instituições do Estado de nomeação presidencial. O Presidente João Lourenço pouco está a mudar do seu primeiro para o segundo mandato.